Decoração de Viaturas (Empresas)

O que deves saber antes de investir na decoração da frota da tua empresa?

Se a tua empresa tem uma frota de veículos disponível deves preparar uma parte do orçamento para a decoração da mesma. 

Mas, e porquê?

É importante perceber que independentemente do tipo de produto ou serviço que a tua empresa venda um dos principais ativos é a marca associada. E se já tens a identidade da tua marca bem definida (falaremos disso noutra altura) então a frota pode ser o complemento em falta.

Além disso, existem dois motivos que surpassam qualquer outro:

  1. Transmite profissionalismo e confiança aos clientes – especialmente relevante se fazem deslocações aos clientes.
  2. Publicidade sempre que algum veículo estiver na estrada. Se podes aproveitar os custos que irás ter de qualquer forma com as deslocações, porque não aproveitar para divulgares a tua marca? Acredita que irás reaver o investimento muito rapidamente.

Agora que sabes o porquê, e que estás convencido que este é um passo importante a dar, vamos analisar os pontos que deves considerar antes.

1. O que precisas? 

Antes de procurares a empresa de publicidade ideal para o teu trabalho, deves reunir todos os elementos que tens relativos à tua marca: 

  • Logótipo vetorizado (formato pdf, ai, svg, cdr, etc)
  • Tipos de letras
  • Cores
  • Guia de utilização da marca (se tiveres)

Se não tiveres estes elementos, fala com o teu responsável pelo design, pois ele poderá ter e fornecer. Isto irá permitir a melhor qualidade de trabalho possível, assim como reduzir custos adicionais. Caso não tenhas, não há problema, qualquer boa empresa de publicidade conseguirá solucionar o problema (normalmente com um custo acrescido).

2. Maquete!

Recomendamos sempre que das duas uma: ou forneças a maquete daquilo que pretendas ou peças uma maquete antes de avançar com um trabalho. A maquete servirá apenas para confirmar que todos os elementos que pretendes estão contemplados e se encontram nos locais (e com as proporções) que queres. Por vezes, a comunicação, seja escrita ou falada, pode ser interpretada de diferentes formas, pelo que a maquete irá garantir que tu e o profissional responsável pela decoração das tuas viaturas estão em sintonia! 

Dica: Se forneceres todos os elementos necessários, e algumas fotografias da viatura em questão conseguirás, regra geral, uma maquete simples, sem custos adicionais.

3. Quanto vou gastar?

Podes gastar desde 50€ até mais de 3000€, tudo irá depender do que procuras.

Se se tratar de um carro pequeno e apenas procuras algo discreto e pequeno com o logótipo da tua empresa e, talvez a lista de serviços e contactos, conta entre 50 a 100€. Algo dentro do mesmo estilo, mas para carrinhas maiores entre os 100 e os 250€. Quanto mais elementos juntares à decoração, mais este valor irá subir.

Se a tua ideia for um full wrap (cobrir a viatura inteira com vinil), conta com valores a começar nos 1200-1500€ podendo chegar até aos 3000€. Lembra-te que caso o trabalho que pretendes exija trabalho de design, este deverá ser tido em conta no orçamento final.

Poderás reduzir um bocado os custos deslocando-te à empresa de publicidade, evitando assim os seus custos de deslocação. Caso tenhas uma equipa de design na tua empresa, aproveita para preparares o design evitando assim esse custo adicional.

Como podes ver, o custo varia muito dependendo das tuas expectativas. Claro que, regra geral, quanto mais investires, mais impacto irá causar! Mas, deves sempre ajustar o trabalho àquilo que procuras.


Agora que tens a maquete pronta e o orçamento pronto, não percas mais tempo e avança com o trabalho para levares a tua marca mais longe (literalmente).

Deixar um comentário

O teu e-mail não ficará público. Os campos marcados com * são obrigatórios.